Criadores investem em nelore com pelagem pintada — Foto: TV TEM/Reprodução
Autor: G1
Recente reportagem publicada no site G1 mostrou que fazendas do interior de São Paulo investem cada vez mais na criação de gados nelores com pelagem pintada.
Segundo a notícia, o nelore pintado carrega as mesmas características do nelore original. “São animais rústicos, resistentes a doenças, apresentam boa adaptação ao nosso clima e ainda oferecem carne de boa qualidade”, afirma.
Por não ser tão comum, a faixa de valor do nelore pintado atualmente ainda é bem indefinida no mercado. Tudo depende muito da genética, da pelagem e do pedigree do animal, mas uma novilha em um leilão já chegou a ser vendida por R$ 400 mil.
“Na comparação com o tradicional nelore branco, só a pelagem muda na hora do manejo. Um ponto para prestar atenção é o acasalamento, que deve ser planejado, pois o cruzamento pode definir a cor dos bezerros”, diz a reportagem.
Apesar desse novo mercado, a variação da raça nelore vem tendo boa aceitação no e desperta interesse, mas ainda há bastante estudo para ser feito. O desafio agora é mapear o genoma deles.
Para conferir a reportagem completa, clique aqui.




